segunda-feira, 30 de janeiro de 2017





1 – Fonte vital contra o câncer

É uma das melhores fontes para combater o câncer. Isso se deve a suas vitaminas e antioxidantes que cobrem diversas áreas do organismo, como o selênio, a vitamina C, e o ajoene. Entre os tumores que o alho previne, estão os de pele, próstata, cólon e estômago.

Além disso, existe a possibilidade de se reduzir as chances do câncer de mama no caso de mulheres que comem carne bovina com frequência, quando o alho é utilizado como tempero.

2 – Manutenção do sistema cardíaco

O ajoene(a)), antioxidante citado acima, não auxilia unicamente na prevenção do câncer. Tanto ele como outra propriedade no alho, a alicina, são anticoagulantes, que impedem a formação das placas que levam a infartos. Além disso, a alicina presente no alho auxilia no fluxo sanguíneo, através da formação de sulfureto de hidrogênio.
(a)Ajoene no alho impede a destruição dos glóbulos brancos

3 – Reduz o colesterol


Outra funcionalidade dos antioxidantes que o alho traz para o organismo é quanto ao colesterol. Com a ação anticoagulante, os níveis de colesterol ruim, o chamado LDL diminuem em um ritmo gradativo. Na mesma proporção, os níveis de colesterol bom, o HDL, aumentam.

4 – Previne a diabetes

Os níveis de açúcar no sangue pode ser controlados através do alho, reduzindo os níveis de homocisteína. Com sua diminuição, o fígado consegue produzir a insulina responsável por regular a glicose com mais facilidade. Todo esse processo previne doenças relacionados ao aumento de glicose, como a diabetes, por exemplo.

5 – Combate alergias

A alicina é ainda mais versátil do que se imagina. Suas propriedades antibacterianas e antissépticas reagem com diversas enzimas no organismo, fazendo com que limpem o corpo de irritações na garganta e de crises alérgicas em geral, já que também conta com uma boa fonte de Vitamina C.


Mas dentro deste ponto, seu principal benefício é no tratamento de verrugas. Seus efeitos são tão imediatos que eles podem ser aplicados diretamente na área da verruga, repetindo o processo diariamente até que ela desapareça.

6 – Facilita a digestão

E aqui estamos com mais um benefício oferecido pela alicina. Se não bastasse todas as vantagens oferecidas por ela, a substância ajuda na digestão dos alimentos, facilitando a dissolução dos sucos digestivos no estômago. Além disso, o alho também pode potencializar a captação de outros nutrientes importantes para o organismo, cumprindo a mesma função da laranja.

7 – Ajuda a perder peso

Como vimos, todos os benefícios do alho – quanto ao controle digestivo, queima de gorduras, e mesmo a prevenção de diabetes – são fortes aliados na luta contra a balança.

Comê-los diretamente pode trazer sabores indesejados, mas para conseguir os melhores efeitos sem passar por esse sufoco, a melhor forma é consumi-lo em chá, de preferência acompanhado com limão.

8 – Impede a queda de cabelo

As Vitaminas A, B6, além de nutrientes como o Ferro, o Potássio e o Magnésio, são fontes essenciais para manter os cabelos resistentes e em crescimento constante.

Para quem sofre de problemas de calvície, ou está com quedas expressivas no cabelo, o alho é uma fonte variada de nutrientes para as madeixas.

9 – Atua como antifúngico natural

O alho é capaz de ajudar o corpo não apenas na proteção contra bactérias, como também na proteção contra fungos. Entre as doenças que o superalimento ajuda a combater estão o pé de atleta, a vaginite e a candidíase.

Fonte: biosom.com.br

Conhecendo o Alho Negro:


O bulbo comum, fermentado e envelhecido, perde o sabor ardido, recebe cor e começa a chegar às mesas de restaurantes brasileiros


por Hanny Guimarães | Fotos: Roberto Seba Revista Globo Rural


Roberto Seba
A coloração negra do alho é obtida por meio do controle de temperatura e umidade em estufa



Doce, frutado e macio. Quem diria que essas seriam qualidades atribuídas a um alho? Um processo originário do Oriente para fermentação e envelhecimento do bulbo comum (Allium sativum) traz nova cor à mesa. Com casca dourada e dentes escuros, pode levar a pensar que foi queimado ou está apodrecido. Mas, tal como vinho, o alho negro fica ainda melhor com o passar do tempo quando se tomam alguns cuidados. 

A história faz segredo sobre a procedência da técnica de preparo do alho negro, assim como fazem aqueles que dominam o processo. O que se sabe, no entanto, é que coreanos e japoneses disputam o posto de criadores da iguaria. Na Coreia, foi introduzido como suplemento na dieta por conter alto teor de antioxidantes, substâncias benéficas à saúde. Na internet, há referências sobre um pesquisador japonês que teria “inventado” o tal alho em 2005. E foi justamente no Japão que o famoso chef espanhol Ferran Adrià o teria provado pela primeira vez, em 2007. De concreto mesmo, somente há a certeza de que o ingrediente é novo tanto para os orientais quanto para os ocidentais e que só agora, atraindo os olhares do mundo, escreve seu primeiro capítulo.


Roberto Seba
O alho negro possui características de sabor diferentes do alho comum. Vinagre balsâmico, tamarindo e melaço são notados.


No Brasil, uma única produtora domina a técnica que transforma o alho comum em alho negro. Marisa Ono, cozinheira de mão cheia, vive em um sítio em Ibiúna, SP, e compartilha suas experiências culinárias no site Delícia. Uma conversa numa comunidade na internet, dois anos atrás, teria despertado o apetite da produtora por informações sobre a novidade. No fórum online, ela soube da existência da guloseima por meio do chef de cozinha Carlos Bertolazzi, do paulistano Zena Caffè. No ano anterior, ele havia estagiado no restaurante de Ferran Adrià, na Espanha, onde foi apresentado a caixas e mais caixas do produto, grafadas com letras japonesas. Não compreendia o que estava escrito, mas o sabor e o aroma despertaram sua atenção. “Fiquei maravilhado, e, de volta ao Brasil, perguntei à Marisa se ela sabia do que se tratava”, diz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário