domingo, 29 de janeiro de 2017

Alecrim Pimenta e seus benefícios







Alecrim-pimenta é uma planta medicinal conhecida pelas suas propriedades antissépticas e antimicrobianas, sendo por isso uma ótima opção para o tratamento de feridas e de problemas de pele como pé de atleta, impigens ou pano branco. 

O seu nome científico é Lippia sidoides, e as suas folhas e flores podem ser usadas na preparação de chás, tinturas ou óleos essenciais. Esta planta medicinal pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou mercados livres.

Para que serve o Alecrim-pimenta

Esta planta medicinal pode ser usada no tratamento de diversos problemas, como:

➦o tratamento de problemas de pele como pé de atleta, impigens, pano branco ou sarna por exemplo; 
➦Elimina maus odores, ajudando a acabar com o cheiro a chulé e a suor; 
➦Ajuda no tratamento de inflamações na boca e na garganta, tratando inclusive aftas.

Além disso, esta planta medicinal também pode ser usada no tratamento de problemas no couro cabeludo, como a caspa.

Propriedades do Alecrim-pimenta

As propriedades da Alecrim-pimenta podem incluem ação antioxidante, antisséptica, anti-inflamatória, antimicrobiana e antifúngica. 

Modo de Uso

Geralmente, são usadas as folhas e flores de Alecrim-pimenta na preparação de chás e tinturas caseiras. Além disso, em mercados ou lojas de produtos naturais também pode ser encontrado à venda o óleo essencial desta planta medicinal.

Chá de Alecrim-pimenta

O chá desta planta possui uma ação antisséptica e anti-inflamatória, sendo por isso uma ótima opção para tratar inflamações na boca e na garganta, problemas de pele ou no couro cabeludo. Para preparar este chá vai precisar de:

➦Ingredientes: 1 colher de chá de folhas ou flores de Alecrim-pimenta;
➦Modo de preparo: colocar as folhas ou flores da planta numa xícara com água fervente e deixar repousar durante 10 a 15 minutos. Coar antes de beber.

É recomendado beber 2 a 3 xícaras deste chá por dia, conforme a necessidade.
Além disso, o chá ou tintura desta planta, quando diluídos podem ser usados para fazer gargarejos ou para aplicar diretamente sobre a pele ou couro cabeludo, facilitando o tratamento das impigens, pano branco ou da caspa, por exemplo. Veja como pode preparar uma tintura caseira desta planta em Como Fazer Tintura para Tratamentos Caseiros:



As tinturas medicinais são extratos concentrados preparados com álcool e plantas medicinais, que permitem que as ervas e suas propriedades sejam armazenadas durante longos períodos de tempo sem perderem suas propriedades.

Na sua maioria, as tinturas são preparadas usando álcool, que atua extraindo os componentes da planta e como conservante. Estas tinturas podem compradas em farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais, ou podem ser preparadas em casa de forma caseira, usando álcool ou vodka de boa qualidade e ervas secas. 

Passo a Passo para preparar uma Tintura Caseira

Como preparar Tintura Caseira com vodka

Para preparar tinturas caseiras é necessário usar erva medicinal na forma seca e vodka de boa qualidade, devendo ser preparadas da seguinte forma: 

Ingredientes: 
  1. 200 g de erva seca ou de mistura de ervas. No caso de erva fresca, esta deve ser primeiro seca antes de ser usada na preparação da tintura; 
  2. 1 litro de vodka com percentual de álcool de 37,5%. 

Modo de preparo:

  1. Esterilizar um pote de vidro escuro com tampa. Para isso, deve lavar bem o pote com água quente e sabão, deixar secar e levar ao forno durante 15 a 20 minutos;
  2. Picar bem a erva seca e colocar no pote de vidro, adicionando em seguida a vodka até que as ervas fiquem cobertas;
  3. Mexer bem a mistura e verificar se todas as ervas estão submersas; 
  4. Fechar o pote de vidro e deixar repousar durante 3 semanas em local fresco e arejado, agitando a mistura 1 vez por dia;
  5. Após 2 semanas, coar a mistura usando um coador de café de pano ou um filtro de papel;
  6. Colocar a mistura novamente num pote de vidro esterilizado, que deve ser etiquetado com a data e a lista dos ingredientes usados.


Na preparação das tinturas pode ser usado apenas uma erva medicinal ou uma mistura de ervas com propriedades medicinais, que dependem do problema a tratar. 
Como preparar Tintura Caseira com glicerina

Também é possível preparar tinturas caseiras usando glicerina, devendo ser preparadas da seguinte forma:

Ingredientes: 
  • 200 g de erva seca ou de mistura de ervas. No caso de erva fresca, esta deve ser primeiro seca antes de ser usada na preparação da tintura; 
  • 800 ml de Glicerina;
  • 20 ml de água filtrada.



Modo de preparo:
  1. Misturar a glicerina com a água;
  2. Colocar a erva seca picada dentro de um pote de vidro escuro esterilizado e adicionar a mistura de glicerina e água sobre as ervas até que fiquem cobertas; 
  3. Mexer bem a mistura e verificar se todas as ervas estão cobertas;
  4. Fechar o pote de vidro e deixar repousar durante 3 semanas em local fresco e arejado, agitando a mistura 1 vez por dia;
  5. Após 2 semanas, coar a mistura usando um coador de café de pano ou um filtro de papel;
  6. Colocar a mistura novamente num pote de vidro esterilizado, que deve ser etiquetado com a data e a lista dos ingredientes usados. 

As tinturas preparadas com glicerina têm geralmente um sabor mais adocicado do que as preparadas com álcool, e algumas plantas medicinais que podem ser conservadas usando esse método são a hortelã-pimenta, Lavanda, Manjericão, Flor de Sabugueiro ou Melissa, por exemplo.

Para que são utilizadas

As tinturas têm diversas aplicações que dependem da planta medicinal usada na sua preparação. Dependendo do que é pretendido, as tinturas podem ser usadas para tratar problemas como má digestão, feridas na pele, tosse, dor de garganta, estresse, insônia, feridas na pele, infecção urinária ou dor de dente, por exemplo.

Por serem concentradas, as tinturas são geralmente mais fortes que os chás ou óleo feitos preparados plantas medicinais e por isso devem ser usadas com cuidado e com moderação.
Como usar as Tinturas

As tinturas devem ser tomadas oralmente sempre que existirem sintomas ou sempre que necessário. As doses recomendadas dependem da tintura e da erva utilizada, sendo normalmente indicada a toma de algumas gotas ou 1 colher de chá da tintura (5 ml) diluída em um copo de água, 2 a 3 vezes por dia.

Além disso, algumas tinturas como a de Arnica ou Acácia, por exemplo, podem ser usadas para preparar compressas para aplicar diretamente na pele, sendo nestes casos recomendado diluir 1 colher de chá de tintura em 2 xícaras de água. Para aplicar a tintura sob a pele, deve mergulhar uma gaze na mistura e aplicar sobre o ferimento ou região da pele a tratar durante 10 minutos, 3 a 5 vezes por dia.

As tinturas devem ser sempre armazenadas em locais frescos e arejados e o seu prazo de validade varia entre 6 e 12 meses.
Quando não devem ser utilizadas

As tinturas por conterem álcool são contraindicadas para crianças, durante a gravidez e período de amamentação e também para pacientes com problemas no fígado ou que estejam tomando medicação controlada.

Fonte: tuasaude.com

Que tal fazer você mesmo sua horta e em sua casa ou apartamento?



Nenhum comentário:

Postar um comentário